Objetivos Unidade I
Objetivos-Unidade I
O Colégio Celio Rodrigues disponibiliza uma equipe preparada para atender e auxiliar os alunos e responsáveis durante todo o processo de aprendizagem. Por considerar a orientação pedagógica um elemento fundamental na educação de crianças e adolescentes, a nossa equipe é preparada para melhor atendê-los. Diretora: Cosmã Massa Rodrigues Coordenadora: Simone Tavares Psicóloga: Catia Cristina Massa Rodrigues
Na Unidade I encontramos um ambiente acolhedor que visa estimular os alunos a pensarem e aprenderem brincando. Parquinhos, área livre, quadra de esportes, sala de informática, sala de brinquedos, sala de vídeo e biblioteca compõem o espaço físico desta unidade onde as práticas pedagógicas são exercidas. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos têm aulas semanais de Inglês e Informática. Dentro do projeto pedagógico são desenvolvidos mini-projetos e atividades culturais como peças teatrais, exposições de trabalhos, feiras, palestras, visitas, torneios olímpicos e festas, envolvendo uma parceria entre família e escola, onde o trabalho em conjunto garante o objetivo proposto: A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. Objetivos Nossos objetivos são inserir os alunos no ambiente social, facilitando o seu caminho para que desenvolvam suas potencialidades com determinação e felicidade, afinal, aprender traz muita alegria; desenvolver nos alunos o hábito e a disciplina para o estudo; ampliar o vocabulário, despertar o hábito da leitura e o domínio da escritura permitindo, assim, construírem a base sólida para um futuro promissor; estimular o raciocínio lógico e analítico, facilitando a tomada de decisões com autonomia por meio de atividades vinculadas aos projetos que trabalhamos ao longo do período letivo. Projetos Os projetos no trabalho educacional, possibilitam a integração das áreas de conhecimento, levando em consideração as experiências vividas a fim de atender as necessidades múltiplos dos educandos. Este trabalho propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança e o adolescente, confrontarem suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, trilhando paulatinamente para a construção e elaboração de conceitos científicos, gerando a possibilidade da aquisição de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Em todos os projetos, propomos situações para que os alunos façam suas investigações que levem à reflexão e debate de temas que fazem parte do mundo globalizado no qual estão inseridos, e assim, despertem para a curiosidade e criatividade tão importantes na solução de problemas e no desenvolvimento da autonomia. “Os projetos necessitam envolver-se em ativa interdisciplinaridade e desta forma, não podem esquecer que da mesma faz parte uma verdadeira imersão no mundo da linguagem e da descoberta da palavra, da compreensão de símbolos e da identificação da linguagem dos números e das grandezas, do entorno social e dos cuidados ambientais e das próprias experiências que envolvem o corpo e as emoções das crianças e suas descobertas”. (Celso Antunes) Educação Infantil Da relação educativa nasce a relação e a compreensão que se tem do homem colocado sob as condições de aprender e conhecer. E é a ação do homem sempre, uma atitude que emerge do interior para a satisfação de uma necessidade que gera um determinado interesse. Nossos educadores aceitam o fato e compreendem através de reuniões, textos e reciclagens que o conhecimento é uma busca de reequilibrações constantes do pensamento na construção de novas estruturas. Somente a partir das ações das experiências práticas é que a criança pode perceber os limites de suas ações e as consequências que elas produzem sobre os objetos. Nossos educadores servem de continente para seus alunos, que são respeitados, acolhidos, valorizados e muitas vezes vistos como filhos, mesmo nas situações mais difíceis, afinal isto faz parte da paz que toda criança necessita. Na Educação Infantil, o aluno se desenvolve e manifesta livremente suas possibilidades tornando-se ativo em seu processo de aprendizagem. O Colégio Celio Rodrigues percebe e reconhece o aluno como um ser pensante, capaz de atuar no mundo em que vive. Para isso, favorecemos uma educação que vise o desenvolvimento de todas as suas dimensões. Os primeiros anos na vida de qualquer pessoa, são de suma importância para a construção de sua história. É neste período, que se formam os principais vetores que servirão de alicerce para o desenvolvimento de uma pessoa justa, autônoma e criativa. Aqui no CCR, oferecemos condições para que o aluno aja, descubra, crie, questione, experimente, sinta, faça e seja feliz. Os primeiros passos na vida de uma criança ajudam a formar o caminho que ela trilhará em prol do seu crescimento e, o CCR colabora para que seus alunos cresçam como grandes vencedores. Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano Nossos objetivos são inserir os alunos no ambiente social, facilitando o seu caminho para que desenvolvam suas potencialidades com determinação e felicidade, afinal, aprender traz muita alegria; desenvolver nos alunos o hábito e a disciplina para o estudo; ampliar o vocabulário, despertar o hábito da leitura e o domínio da escrita permitindo, assim, construírem a base sólida para um futuro promissor, estimular o raciocínio lógico e analítico, facilitando a tomada de decisões com autonomia por meio de atividades vinculadas aos projetos que trabalhamos ao longo do período letivo. Ao final do ano, muitos horizontes se abrem na vida de nosso alunos e uma surpresa os espera: a ida para a Unidade II.
Colégio Celio Rodrigues - 2020