O Colégio Celio Rodrigues disponibiliza uma equipe preparada para atender e auxiliar os alunos e responsáveis durante todo o processo de aprendizagem. Por considerar a orientação pedagógica um elemento fundamental na educação de crianças e adolescentes, a nossa equipe é preparada para melhor atendê-los. Diretora: Claudia Cecília Massa Rodrigues Coordenadoras: Claudia Costa e Eliane Barbosa Auxiliar de Coordenação: Paula Suecia
Nossos objetivos são inserir os alunos no ambiente social, facilitando o seu caminho para que desenvolvam suas potencialidades com determinação e felicidade, afinal, aprender traz muita alegria; desenvolver nos alunos o hábito e a disciplina para o estudo; ampliar o vocabulário, despertar o hábito da leitura e o domínio da escritura permitindo, assim, construírem a base sólida para um futuro promissor; estimular o raciocínio lógico e analítico, facilitando a tomada de decisões com autonomia por meio de atividades vinculadas aos projetos que trabalhamos ao longo do período letivo. Os projetos no trabalho educacional, possibilitam a integração das áreas de conhecimento, levando em consideração as experiências vividas a fim de atender as necessidades múltiplos dos educandos. Este trabalho propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança e o adolescente, confrontarem suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, trilhando paulatinamente para a construção e elaboração de conceitos científicos, gerando a possibilidade da aquisição de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Em todos os projetos, propomos situações para que os alunos façam suas investigações que levem à reflexão e debate de temas que fazem parte do mundo globalizado no qual estão inseridos, e assim, despertem para a curiosidade e criatividade tão importantes na solução de problemas e no desenvolvimento da autonomia. “Os projetos necessitam envolver-se em ativa interdisciplinaridade e desta forma, não podem esquecer que da mesma faz parte uma verdadeira imersão no mundo da linguagem e da descoberta da palavra, da compreensão de símbolos e da identificação da linguagem dos números e das grandezas, do entorno social e dos cuidados ambientais e das próprias experiências que envolvem o corpo e as emoções das crianças e suas descobertas”. (Celso Antunes) Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano Nesta etapa, possibilitamos o crescimento pessoal de nossos alunos, dando-lhes o alicerce para tomarem decisões com maior autonomia e segurança, interagindo de modo construtivo com tudo que os cercam. Desenvolvemos o senso crítico e analítico dos alunos através de vivências importantes, como passeios, filmes, acesso ao mundo virtual, jogos, feiras culturais e projetos que são trabalhados ao longo do ano letivo que visam valorizar o sentimento de grupo e a vontade de buscarem algo novo, afinal aprender, é criar, fazer algo que é novo, subir a um outro patamar. Ensino Médio Este é um período de grandes mudanças na vida dos alunos onde a parceria família e escola, torna-se imprescindível para dar a sustentação necessária para que as dúvidas e conflitos sejam mediados de forma harmônica e principalmente, que os alunos se sintam cada vez mais preparados para os rumos e escolhas nesse período de sua vidas. Educar, neste contexto, é considerar o adolescente como parte de uma sociedade contemporânea, globalizada, que necessita posicionar-se de forma crítica e atuante neste novo cenário de informação e formação.
Objetivos-Unidade II
Colégio Celio Rodrigues - 2020