Objetivos-Unidade I
O
Colégio
Celio
Rodrigues
disponibiliza
uma
equipe
preparada
para
atender
e
auxiliar
os
alunos
e
responsáveis
durante todo o processo de aprendizagem.
Por
considerar
a
orientação
pedagógica
um
elemento
fundamental
na
educação
de
crianças
e
adolescentes,
a
nossa
equipe é preparada para melhor atendê-los.
•
Diretora: Cosmã Massa Rodrigues
•
Coordenadora: Simone Tavares
•
Psicóloga: Catia Cristina Massa Rodrigues
Na
Unidade
I
encontramos
um
ambiente
acolhedor
que
visa
estimular
os
alunos
a
pensarem
e
aprenderem
brincando.
Parquinhos,
área
livre,
quadra
de
esportes,
sala
de
informática,
sala
de
brinquedos,
sala
de
vídeo
e
biblioteca
compõem o espaço físico desta unidade onde as práticas pedagógicas são exercidas.
A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos têm aulas semanais de Inglês e Informática.
Dentro
do
projeto
pedagógico
são
desenvolvidos
mini-projetos
e
atividades
culturais
como
peças
teatrais,
exposições
de
trabalhos,
feiras,
palestras,
visitas,
torneios
olímpicos
e
festas,
envolvendo
uma
parceria
entre
família
e
escola, onde o trabalho em conjunto garante o objetivo proposto: A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO.
Objetivos
Nossos
objetivos
são
inserir
os
alunos
no
ambiente
social,
facilitando
o
seu
caminho
para
que
desenvolvam
suas
potencialidades
com
determinação
e
felicidade,
afinal,
aprender
traz
muita
alegria;
desenvolver
nos
alunos
o
hábito
e
a
disciplina
para
o
estudo;
ampliar
o
vocabulário,
despertar
o
hábito
da
leitura
e
o
domínio
da
escritura
permitindo,
assim,
construírem
a
base
sólida
para
um
futuro
promissor;
estimular
o
raciocínio
lógico
e
analítico,
facilitando
a
tomada
de
decisões
com
autonomia
por
meio
de
atividades
vinculadas
aos
projetos
que
trabalhamos
ao
longo
do
período letivo.
Projetos
Os
projetos
no
trabalho
educacional,
possibilitam
a
integração
das
áreas
de
conhecimento,
levando
em
consideração
as experiências vividas a fim de atender as necessidades múltiplos dos educandos.
Este
trabalho
propõe
desafios,
desperta
a
curiosidade
e
permite
à
criança
e
o
adolescente,
confrontarem
suas
hipóteses
com
o
conhecimento
historicamente
constituído,
trilhando
paulatinamente
para
a
construção
e
elaboração
de conceitos científicos, gerando a possibilidade da aquisição de uma aprendizagem significativa e contextualizada.
Em
todos
os
projetos,
propomos
situações
para
que
os
alunos
façam
suas
investigações
que
levem
à
reflexão
e
debate
de
temas
que
fazem
parte
do
mundo
globalizado
no
qual
estão
inseridos,
e
assim,
despertem
para
a
curiosidade e criatividade tão importantes na solução de problemas e no desenvolvimento da autonomia.
“Os
projetos
necessitam
envolver-se
em
ativa
interdisciplinaridade
e
desta
forma,
não
podem
esquecer
que
da
mesma
faz
parte
uma
verdadeira
imersão
no
mundo
da
linguagem
e
da
descoberta
da
palavra,
da
compreensão
de
símbolos
e
da
identificação
da
linguagem
dos
números
e
das
grandezas,
do
entorno
social
e
dos
cuidados
ambientais
e das próprias experiências que envolvem o corpo e as emoções das crianças e suas descobertas”.
(Celso Antunes)
Educação Infantil
Da
relação
educativa
nasce
a
relação
e
a
compreensão
que
se
tem
do
homem
colocado
sob
as
condições
de
aprender
e conhecer.
E
é
a
ação
do
homem
sempre,
uma
atitude
que
emerge
do
interior
para
a
satisfação
de
uma
necessidade
que
gera
um determinado interesse.
Nossos
educadores
aceitam
o
fato
e
compreendem
através
de
reuniões,
textos
e
reciclagens
que
o
conhecimento
é
uma busca de reequilibrações constantes do pensamento na construção de novas estruturas.
Somente
a
partir
das
ações
das
experiências
práticas
é
que
a
criança
pode
perceber
os
limites
de
suas
ações
e
as
consequências que elas produzem sobre os objetos.
Nossos
educadores
servem
de
continente
para
seus
alunos,
que
são
respeitados,
acolhidos,
valorizados
e
muitas
vezes vistos como filhos, mesmo nas situações mais difíceis, afinal isto faz parte da paz que toda criança necessita.
Na
Educação
Infantil,
o
aluno
se
desenvolve
e
manifesta
livremente
suas
possibilidades
tornando-se
ativo
em
seu
processo de aprendizagem.
O
Colégio
Celio
Rodrigues
percebe
e
reconhece
o
aluno
como
um
ser
pensante,
capaz
de
atuar
no
mundo
em
que
vive.
Para isso, favorecemos uma educação que vise o desenvolvimento de todas as suas dimensões.
Os primeiros anos na vida de qualquer pessoa, são de suma importância para a construção de sua história.
É
neste
período,
que
se
formam
os
principais
vetores
que
servirão
de
alicerce
para
o
desenvolvimento
de
uma
pessoa justa, autônoma e criativa.
Aqui
no
CCR,
oferecemos
condições
para
que
o
aluno
aja,
descubra,
crie,
questione,
experimente,
sinta,
faça
e
seja
feliz.
Os
primeiros
passos
na
vida
de
uma
criança
ajudam
a
formar
o
caminho
que
ela
trilhará
em
prol
do
seu
crescimento
e, o CCR colabora para que seus alunos cresçam como grandes vencedores.
Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano
Nossos
objetivos
são
inserir
os
alunos
no
ambiente
social,
facilitando
o
seu
caminho
para
que
desenvolvam
suas
potencialidades
com
determinação
e
felicidade,
afinal,
aprender
traz
muita
alegria;
desenvolver
nos
alunos
o
hábito
e
a
disciplina
para
o
estudo;
ampliar
o
vocabulário,
despertar
o
hábito
da
leitura
e
o
domínio
da
escrita
permitindo,
assim,
construírem
a
base
sólida
para
um
futuro
promissor,
estimular
o
raciocínio
lógico
e
analítico,
facilitando
a
tomada
de
decisões
com
autonomia
por
meio
de
atividades
vinculadas
aos
projetos
que
trabalhamos
ao
longo
do
período letivo.
Ao
final
do
5º
ano,
muitos
horizontes
se
abrem
na
vida
de
nosso
alunos
e
uma
surpresa
os
espera:
a
ida
para
a
Unidade II.
Colégio Celio Rodrigues - 2020